Cabelos com progressiva – Como lavar e secar

Compartilhar

Algumas mulheres optam pela progressiva como um tratamento de praticidade ao invés de beleza, pois cabelos lisos e sem ondas sem dúvidas são bem mais fáceis e rápidos de arrumar. Para incrementar o visual muitas acabam fazendo as famosas luzes, detalhe que acaba dando um charme a mais ao look. Mas com toda essa química não há cabelo que resista e por muitas vezes acabam ficando opacos, quebradiços, fracos entre muitos outros problemas.

Contudo, existem alguns pequenos truques para manter os cabelos bonitos,cabelos com progressiva.

Lavagem em Cabelos com progressiva

cabelos-com-progressiva-01

Cabelos com progressiva – Como lavar e secar

É muito importante optar por uma dupla de xampu e condicionador específicos para cabelos com química. Se os fios tiverem dois tipos, como alisamento e mechas, por exemplo, tenha dois xampus, um para cada caso, e alterne-os nas lavagens.

Faça a escolha de produtos com ph entre 4,5 e 5,5. Eles agem sem abrir muito as cutículas dos fios, evitando que a química vá embora rápido.

A fim de manter a saúde dos fios, busque produtos reconstrutores, à base de queratina ou aminoácidos, que repõem a massa capilar, e outros que contenham agentes hidratantes, como óleos ou manteigas (de karité, manga ou cacau).

Lembre-se de que quanto menos lavagens, mais tempo a progressiva resiste. Lave a cada dois dias para prolongar o efeito liso e enxágue bem a raiz com a água na temperatura morna.

Caso a raiz ficar oleosa antes da próxima lavagem use o truque do xampu seco. Ele suga a oleosidade e deixa os fios soltos e perfumados.

Secagem de Cabelos com progressiva

cabelos-com-progressiva-02

Independente do desejo de deixar os fios lisos secarem ao vento, usar o secador é essencial para prolongar o liso. A maioria dos tratamentos alisantes é termoativados e o calor potencializa seu efeito.
Dessa forma, antes de ligar o secador, espalhe um protetor térmico com ação antifrizz nos fios. Ele vai proteger o cabelo do calor, além de criar uma barreira antiumidade.
A temperatura do secador e da chapinha (caso seja necessária) não deve ultrapassar os 180º, para não ressecar ou queimar os fios.
Vale acrescentar que usar a escova certa faz toda diferença. A do tipo raquete desembaraça os fios sem quebrar, logo depois de lavar. Seu tamanho ajuda a distribuir a oleosidade natural ao longo dos fios. Se tiver cerdas unidas e naturai também ajuda a alisar e a dar brilho.

De modo geral, o alisamento começa a vencer pela raiz. Para combater, seque esticando bem e o cabelo vai parecer novo em folha.
Dessa forma, ao final da secagem, jogue um jato de ar frio, de cima para baixo, para fechar as cutículas e evitar o frizz.

Finalização de cabelos com progressiva

Os produtos finalizadores são a chave do sucesso, porque a função principal do xampu é limpar, enquanto os finalizadores ficam no cabelo agindo por mais tempo. Escolha os produtos com óleos como argan, ojon, monoi e jojoba, que criam uma camada protetora em volta dos fios.
Faça o uso de leave-ins com proteção solar, para manter os fios hidratados e saudáveis.
Caso o cabelo estiver opaco e sem vida, não tenha medo de usar um spray de brilho ao final da escovação.

Hidratação de Cabelos com progressiva

Faça a hidratação 1 vez a cada 5 lavagens é essencial para manter devolver massa e nutrientes perdidos ao fio.
É recomendável que você tenha 2 tipos de máscara no box. Uma pode ser enriquecida com queratina, enquanto a outra pode ter agentes mais emolientes. O importante é intercalar com diferentes composições, para o fio fragilizado pela química receber todos os nutrientes necessários.
Para dar uma força a mais, a cada 20 dias use uma ampola para fios quimicamente tradados. Ela vai devolver brilho e maciez imediatamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *