Intestino Preso – Dicas de saúde e como resolver o problema

Compartilhar

Nada pior do que começar o dia com uma sensação de mal estar, com o abdômen inchado e com aquela necessidade de ir ao banheiro sem sucesso. Os fatores que provocam aquele velho conhecido das mulheres – o intestino preso ou preguiçoso – são inúmeros, a começar pela tendência genética feminina, mais propensa a desenvolver distúrbios no intestino. Outros pontos relevantes para agravar o problema são: falta de exercício físico e má alimentação. Isso sem falar nos quesitos emocionais, como estresse e até mesmo ansiedade, grandes vilões do funcionamento do intestino.

As mulheres também têm mais tendência a desenvolver o problema (segundo pesquisa realizada na Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, de cada cinco jovens que tem problemas intestinais, quatro são mulheres) nos períodos pré-menstruais, devido aos altos níveis de hormônios, e durante a gravidez, por causa da compressão que o útero faz no intestino. Com tantos elementos contra, como as mulheres podem se livrar desse problema?

Intestino Preso – Dicas

Algumas dicas para aliviar o intestino preso recomendadas pelos médicos incluem uma reeducação alimentar. De preferência no café da manhã, o indicado é ingerir alimentos ricos em fibras como os produtos integrais, as frutas e os sucos de frutas, os cereais, as aveias. Apenas tire do cardápio a goiaba e a maçã, pois elas prendem ao invés de soltar o intestino.

Fazer a utilização de remédios laxantes não é aconselhável, pois eles desestruturam ainda mais o organismo. O importante mesmo é criar uma rotina, mantendo um horário fixo para ir ao banheiro e para realizar as refeições. No início pode parecer estranho, mas vá aos poucos habituando o corpo e logo seu metabolismo começará a responder positivamente.

E nunca se esqueça, o que mais ajuda nessas horas é a pratica de exercícios físicos e o consumo de pelos menos dois litros e água por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

56422