Benefícios do Óleo de coco extra virgem

Compartilhar

Não deve ser nenhuma novidade para você, mas o óleo de coco extra virgem traz benefícios como ação antioxidante, redução do mau colesterol, auxílio em dietas, melhora no sistema imunológico e tireoide, regulação da função intestinal, entre outros.

O óleo de coco extra virgem é rico em triglicérides de cadeia média (TCM), que não necessitam de enzimas para sua digestão e metabolismo, sendo assim favorecem o rápido esvaziamento do estômago e absorção pelo sistema intestinal, auxiliando também em dietas.

Veja abaixo os inúmeros benefícios do Óleo de Coco Extra Virgem:

Ação cosmética

Óleo de Coco Extra Virgem pode ser usado diretamente sobre a pele e mesmo nos cabelos, funcionando com um “condicionador” natural. Para isso, é só massagear os cabelos com 1 colher das de sobremesa antes do banho. Além de hidratar a pele e não conter radicais livres, previne rugas numa verdadeira ação antienvelhecimento. Isto se deve a “lubrificação” da pele, permitindo que os nutrientes do sangue cheguem até ela. O ácido láurico inibe o crescimento de bactérias da pele, inclusivo a acne, podendo ser usado para massagens e tratamentos cutâneos.

oleo de coco 2

Ação antioxidante

Óleo de Coco Extra Virgem auxilia na diminuição da produção de “radicais livres”. Isto se deve principalmente a ação direta da vitamina E presente, diminuindo a sua necessidade no organismo.

Redução do colesterol

O Óleo de Coco Extra Virgem ajuda também na redução do mau colesterol – LDL, pois evita a sua oxidação. Promove a elevação do bom colesterol – HDL, contribuindo assim na prevenção e tratamento das doenças cerebrais e cardiovasculares.

O Óleo de Coco Extra Virgem no processo de emagrecimento

Por ser de fácil absorção, Óleo de Coco Extra Virgem é a melhor fonte de triglicerídeos de cadeia média, não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, estes triglicerídeos rapidamente se transformam em energia, desta maneira não se depositam no organismo. Por isso ela é considerada “termogênica”, ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias. Esta propriedade, aliada a capacidade que o óleo de coco tem de estimular a glândula tireoide, aumenta o metabolismo basal e emagrece!

oleo de coco extra virgem 1

Melhorar o sistema imunológico

O Óleo de Coco Extra Virgem age na prevenção e no combate aos vermes, bactérias e fungos. Restabelece a energia “roubada” por estes agentes, pois apresenta a maior concentração de ácido láurico dentre todas as gorduras vegetais. No organismo, este ácido é convertido em monolaurina que tem ações para evitar inúmeras infecções, pois melhora a absorção dos nutrientes aumentando todas as defesas do organismo.

Regular as funções intestinais

O Óleo de Coco Extra Virgem age também tanto nos casos de prisão de ventre ou mesmo nas diarreias, os componentes do óleo de coco agem normalizando as funções intestinais. Ao mesmo tempo, o ácido láurico, através da monolaurina, ajuda a eliminar as bactérias patogênicas (inimigas), protegendo e favorecendo o crescimento da “flora amiga”.

Ação dermatológica

Além do poder bactericida na pele, o Óleo de Coco Extra Virgem pode ser utilizado como cicatrizante de feridas, picadas de insetos, alívio em queimaduras e, sobretudo nos eczemas e dermatites de contato, bem como no tratamento do herpes e candidíase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *