Pele no Verão – Cuidados essencias e mitos

Compartilhar
pele-no-verão

Pele x verão: cuidados essenciais e mitos

Os cuidados com a pele no verão devem ser redobrados. A exposição ao sol sem protetor solar pode causar manchas, envelhecimento, linhas de expressão, flacidez, entre outros. Enquanto esses exemplos estão mais ligados à questão estética, doenças e transtornos dermatológicos que têm como fator desencadeante raios ultravioleta, como o câncer de pele, podem aparecer caso não se tome os devidos cuidados com a pele no verão.

Depois de meses com chuva e frio, todo mundo quer aproveitar o verão para tomar sol e se divertir em praias, piscinas, parques. Mas é importante deixar a euforia um pouco de lado e se preocupar com os cuidados que a estação requer. E isso não quer dizer que você vai precisar se sacrificar, pelo contrário, são dicas que irão evitar problemas futuros que podem tomar tempo e dinheiro para resolver.

Para facilitar, listamos alguns pontos e esclarecemos mitos comuns sobre este assunto. Veja abaixo:

Passar protetor solar apenas quando se chega à praia é suficiente?

pele-no-verão

Passar protetor solar apenas quando se chega à praia é suficiente?

MITO

O protetor solar deve ser reposto a cada duas horas. Opte por loções que tenham UVA e UVB e o FPS deve ser acima de 50. Um detalhe importante é que se deve passar o protetor antes de sair de casa, pois no trajeto a pele já está em contato com o sol. Além disso, passe nas orelhas e use um protetor especifico para os lábios com FPS. Lábios, orelhas e pescoço são áreas também sujeitas ao câncer de pele e não podem ser esquecidas.

Ficar em baixo do guarda-sol não queima a pele?

pele-no-verão

Ficar em baixo do guarda-sol não queima a pele?

MITO

Ficar em baixo do guarda-sol ajuda a não estar tão exposto ao sol, porém requer os mesmos cuidados. Uma dica é escolher guarda-sol com cores claras e de lona plástica, são os mais recomendados. É importante lembrar que no horário das 8h às 11h e no final da tarde, quando o sol já está baixando por volta das 16h, os raios ultravioleta são menos agressivos, mas isso não quer dizer que se pode dispensar o protetor solar.

Uso de boné ou chapéu é essencial para proteger o rosto do sol?

pele-no-verão

Uso de boné ou chapéu é essencial para proteger o rosto do sol?

VERDADE

O rosto é uma área muito sensível e, por isso, merece mais atenção. Além de passar protetor específico para essa região é fundamental o uso de boné ou chapéu. Ao fazer caminhada na praia não esqueça de usá-los, pois o couro cabeludo e os olhos são também áreas que precisam estar protegidas.

Tratamentos estéticos não podem ser realizados na pele no verão?

pele-no-verão

Tratamentos estéticos não podem ser realizados no verão?

MITO

Muitos tratamentos estéticos são realizados no auge do verão. Claro que será preciso tomar alguns cuidados, por exemplo, quando se está fazendo depilação definitiva é preciso se dedicar mais na aplicação de protetor solar para não manchar a pele. Fora isso, vida normal. Na clínica de estética, os especialistas passam informações sobre os cuidados que devem ser tomados. Por isso, o melhor a ser feito é procurar um especialista da área e tirar todas as dúvidas referentes ao procedimento estéticos que se irá fazer.

Alimentação rica em caroteno deve ser consumida no verão.

pele-no-verão

Alimentação rica em caroteno deve ser consumida no verão.

VERDADE

Caroteno é um pigmento orgânico encontrado nas plantas e em micro-organismos e o fato de não ser sintetizado por nenhum animal faz com que seja preciso incluir na dieta, pois são essenciais para a vida. Caqui, cenoura e beterraba são alguns exemplos que, além de saudáveis, deixam a pele um pouco mais escura e ajuda a manter o bronze.

Água e sucos naturais mantêm a pele no verão hidratada.

pele-no-verão

Água e sucos naturais mantêm a pele hidratada.

VERDADE

Se em outras estações do ano é preciso ingerir grandes quantidades de água, imagine no verão quando transpiramos bastante? Por esse motivo, precisamos repor os 95% de água e 5% de eletrólitos, substâncias como sódio, potássio, cálcio e magnésio, que perdemos no suor. A recomendação é tomar água, água de coco, isotônicos, sucos. Além disso, comer saladas e frutas, que também contêm sais minerais.

Curiosidade – os tratamentos estéticos mais procurados para cuidar da pele.

pele-no-verão

Os tratamentos mais procurados

Nas clínicas, os tratamentos estéticos mais procurados para cuidar da pele são: Peeling químico, Peeling de diamante, Luz pulsada, Rejuvenescimento, CO2 Fracionado e Radiofrequência.

Assista também o Vídeo:

Dermatologista alerta sobre cuidados com a pele durante Carnaval, que tem tudo a ver com o verão.

Este tópico te ajudou as tirar as dúvidas de pele no verão? Não deixe de comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *