Confira as Novidades

Carregando...

Sabonete certo para cada tipo de pele

Compartilhar

Mediante tanta variedade como sabonete líquido, sabonete de barra, hidratante, antibacteriano, íntimo, óleos vegetais, pH neutro, não nada incomum ver uma pessoa em dúvida sobre que sabonete comprar.

A escolha de um bom sabonete deve ser baseada, em primeiro lugar, pelo tipo de pele. Seguido obviamente da parte sensorial, pois cores e fragrâncias têm papel importante na hora da compra.

De fato, o sabonete líquido é mais indicado para o rosto e para as peles sensíveis. O sabão em barra é melhor para o corpo, porém nada impede que o líquido também ensaboe braços e pernas. Além do mais há quem defenda que esses membros devem ser lavados apenas com água, pois quando usamos o sabonete, estamos tirando o hidratante natural que a pele produz. Dessa forma, ela fica mais seca.

Carregando...

sabonete-certo-para-cada-tipo-de-pele-01

Qual melhor produto para cada tipo de pele?

PELE SECA

A pele seca é aquela que escama, tem mais rugas e inflamações. O ideal é usar um sabonete para hidratar a pele. Produtos que já vêm com hidratante são indicados, assim como os que contêm bepantenol e glicerina, e são feitos com óleos e manteigas.

PELE OLEOSA

A pele oleosa basicamente costuma ter mais cravos. Indicado o uso de um sabonete que tire o máximo da oleosidade da pele, como os feitos com enxofre e ácido salicílico. Os produtos com extratos vegetais são indicados.

PELE MISTA

A pele mista é uma pele em que a região do nariz e da testa costuma ser mais oleosa, e o restante, mais seco. É uma pele que se adapta bem a qualquer tipo de sabonete.

PELE SENSÍVEL

Para as pessoas que possuem uma pele que costuma ficar muito vermelha e escamar. Indica-se o uso de sabonetes sem fragrância. Os de glicerina podem ser usados, desde que também não tenham cheiros.

O pH dos sabonetes podem variar numa faixa até 14. Quanto mais próximo do 0, mais ácido. Se o valor está mais para 14, é alcalino. O pH da pele é 5,5. Se a sua pele é sensível ou ressacada, o ideal é usar um sabonete com pH mais próximo da pele. Nestes casos, deve-se optar pelos produtos líquidos e cremosos (o pH vai de 5,5 a 7). O sabão em barra, de forma geral, tem pH mais alcalino, de 8 a 9. Por isso, são bons para a higiene do corpo.

Sabonete infantil para adultos e vice e versa.

sabonete-certo-para-cada-tipo-de-pele-02

Tipos de sabonetes

Como sabemos, os adultos podem usar sabonetes infantis e muitos até preferem, mas as crianças não devem usar sabões de adultos. As crianças devem ter seus próprios sabonetes que, normalmente, são menos agressivos e voltados para o pH da pele infantil.

É importante lembrar que o sabonete antibacteriano não deve ser usado rotineiramente, apenas em casos como foliculite (inflamações na pele, quando o pelo encrava), preparação para procedimentos cirúrgicos e para peles extremamente oleosas (porque ajuda a desobstruir os poros).

Em crianças esse tipo de sabonete apenas pode ser usado para melhor higiene das mãos sendo somente recomendado para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *