Selagem de fios – Efeitos e cuidados

Compartilhar

A selagem de fios é uma técnica onde se faz o uso de um produto que funciona como selante das cutículas dos fios e o principal objetivo da selagem no cabelo é cuidar dos fios tratados quimicamente, reduzir volume e disciplinar os fios.

A aplicação da selagem de fios é igual aos outros métodos já executados no salão de beleza: lava-se o cabelo apenas com shampoo para abrir as cutículas e assim o produto penetrar na fibra, em seguida aplica-se o produto com a ajuda de uma espátula, mecha por mecha e espalha-se com o pente da raiz as pontas. Por ultimo se escova os fios e prancha.

A selagem de fios oferece uma vantagem de proporcionar um efeito liso aos fios. O método ao ser aplicado ajuda a modelar os cabelos e como é termo ativo, ou seja, produto a ser ativado com o calor, é preciso escovar e chapar após a aplicação que dura em média vinte minutos.

Efeitos da selagem no cabelo

selagem de fios 1

O selagem de fios age diretamente na reconstrução dos fios, repondo substâncias necessárias para a composição do cabelo, como a queratina, por exemplo. O efeito da reconstrução é uma restauração de dentro para fora do fio, dando brilho, maciez e movimento aos cabelos e o resultado é imediato, já após a aplicação é possível ver o efeito na frente do espelho.

O efeito da selagem de fios pode durar por meses e dependendo do tipo de cabelo, mesmo para quem não deseja alisá-los é uma forma de nutrir o fio e fazer uma reestruturação capilar.

Como se trata de um produto mais potente que as máscaras e cremes é preciso ter cuidado na aplicação e que seja respeitado o período de ao menos 45 dias para refazer o processo, o mesmo indicado para a escova progressiva com ou sem formol. Mas, para os cabelos quebradiços e muito danificados uma selagem no cabelo pode ser feita mensalmente se assim o cabeleireiro recomendar.

Cuidados com a selagem de fios

selagem de fios 2

Cuidados com a selagem de fios

Mesmo que selagem de fios seja considerado um método simples, é recomendado que não seja feito em casa. Nada substitui o trato de um profissional e ele poderá dosar o tempo certo no fio para que não aja sobrecarga de algum princípio. Mesmo que a indicação da embalagem seja clara quanto ao tempo, alguns cabelos podem ficar um tempinho a mais com o produto, outros a menos, um cabeleireiro pode indicar com exatidão analisando a fibra capilar.

Para que a selagem de fios tenha os resultados desejados é necessário que os fios estejam bem lavados, em alguns casos até com shampoo anti-resíduos. Esse shampoo irá limpar o couro cabelo e retirar as partículas que ficam agregadas ao fio melhorando, portanto, a ação da selagem. Ao lavar com shampoo anti-resíduos, os fios ficam limpos e a cutícula do cabelo é aberta e para esse processo, é recomendado o uso de água morna, que facilita a abertura da estrutura do fio.

Feito isso, é feita a aplicação do selante, que deve ser mecha por mecha. Quando aplicado todo de uma vez, o efeito não é uniforme. Por isso, é preciso cuidado e atenção na hora da aplicação para que o produto seja aplicado uniformemente por todo o cabelo. Depois da aplicação do selante, faz-se a escova, acompanhada ou não da chapinha. O calor faz o selante penetrar no fio e ativa o efeito do produto nos cabelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *