Tapetes femininos – Dicas de decoração, fotos e modelos

Compartilhar

Usar tapetes para favorecer a sua decoração parece ser tarefa fácil, no entanto, usá-los de forma correta demanda uma análise do ambiente em que serão colocados, muito planejamento e alguns cuidados para não comprometer o resultado final da sua decoração.


Os tapetes deixam o ambiente bonito, trazem a sensação de conforto e aconchego, além de ser uma forma barata de dar um up em qualquer cômodo da sua casa. Vale lembrar também seu lado funcional, na cozinha, por exemplo, ele deve ter a largura da bancada da pia, pra que possa absorver respingos e evitar escorregões. Na sala de jantar ele protege o chão dos arranhões das cadeiras.

Em quartos e salas mantêm o ambiente aquecido. Eles também podem ser uma ótima saída pra quem precisa delimitar os espaços em casa de uma forma rápida e prática.

É importante deixar para escolher o tapete por último para evitar arrependimentos. A não ser que o seu tapete seja uma verdadeira obra de arte e o elemento principal da sua decoração. Escolhendo o restante dos móveis e artigos decorativos antes, fica mais fácil escolher, inclusive, o tamanho da peça, item fundamental na hora de selecionar o seu tapete. Na sala, por exemplo, ele deve ficar no mínimo 30 cm embaixo do sofá, caso contrário, dá a impressão que optou por um tamanho inadequado.

Harmonia é a palavra chave. Se o ambiente possui vários padrões diferentes, para não cometer excessos, é aconselhável que o tapete seja liso e vice-versa. O que não quer dizer que você não pode brincar com as estampas e fazer misturas inusitadas, o que vai lhe tomar mais tempo, pois é preciso mais planejamento. Nesse caso, as estampas devem ser todas com as mesmas tonalidades. Prestar atenção na gama de tons da decoração é importantíssimo.

Tapetes escuros são ótimos para casas ontem têm animais de estimação ou crianças, porém devem contrastar com o restante do ambiente em tons claros, evitando o ar pesado e o aspecto de que o espaço é menor.

Acertar na forma do tapete também faz toda a diferença, deve estar em sintonia com as linhas da sua mobília se quiser passar um ar de seriedade, se sua mesa de jantar for redonda, por exemplo, o tapete deve ser redondo ou oval. Para deixar o ambiente mais descontraído, neste mesmo caso pode optar por um modelo quadrado. Os tapetes redondos também ficam ótimos em quartos e halls de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *