Tatuagens de cruz – Significado, Fotos e Imagens

Compartilhar

Definida como uma das imagens com maior simbolismo no mundo, é natural que as cruzes sejam também uma dos desenhos mais tatuados. Recheada de simbolismo religioso ou espiritual, mas não somente, as tatuagens de cruz podem variar em termos de forma e significado.

A história da cruz

A imagem e o simbolismo da cruz viaja pelo mundo a fora, passando de geração em geração, por algumas das civilizações mais antigas do mundo. Desde os pagãos, celtas, babilónios e sírios, passando pelos astecas, gregos e egípcios. Só a partir do ano 300 D.C. é que o Cristianismo reconheceu a cruz como um símbolo da sua fé.
tatuagens-de-cruz-01

Tipos de Tatuagens de cruz e Significados.

tatuagens-de-cruz-03

  • Tatuagem de Cruz católica: símbolo supremo da Igreja Católica simboliza a morte e ressurreição de Jesus. Na sua forma mais básica, a linha vertical representa a divindade e a linha horizontal o mundo; o ponto onde cruzam representa a união de ambos. À cruz que contém a imagem de Jesus chama-se crucifixo. Os significados associados a esta imagem tatuada são maioritariamente religiosos, espirituais e/ou em jeito de homenagem a alguém que tenha falecido.
  • Tatuagem de Cruz celta: uma cruz normal com um círculo em torno da parte superior e adornada com os típicos nós celtas (uma forma de arte muito bonita), esta cruz é muito procurada não só pela sua beleza, mas também pelo seu significado – eternidade e o amor infinito de Deus, estando ainda associada ao sol.
  • Tatuagem de Cruz de Santo André: assumindo o formato de um “X” em vez de um “T” esta cruz surge pela mão de S. Pedro que ao acreditar que não merecia ser crucificado da mesma forma que Jesus, foi crucificado de pernas para o ar. Santo André partilhava da mesma fé e assim nasceu esta interpretação distinta da cruz católica e consequente difusão ao longo dos séculos.
  • Tatuagem de Cruz ankh: associada à antiga mitologia egípcia, esta cruz tem uma “cabeça” arredondada e nessa civilização era conhecida como a “chave da vida eterna”, sendo ainda símbolo da fertilidade. Reza a lenda que esta cruz está ligada a Hórus, um Deus do antigo Egito que teria morrido e renascido.
  • Tatuagem de Cruz gótica: a cruz gótica é de fundamento alemão, nomeadamente as peças em ferro extremamente adornadas. Tal como o estilo de vida gótico, também as cruzes obedecem ao seu estilo escuro e sombrio, sendo ainda muitas vezes adornadas com arame farpado, espadas ou gotas de sangue.
  • Tatuagem de Cruz maltesa: formada por quatro braços com duas pontas cada, esta cruz está associada aos Cavaleiros cristãos. Os oito pontos da cruz representam: fidelidade, devoção, honestidade, coragem, glória, desprezo pela morte, ser prestativo e respeito pela Igreja.
  • Tatuagem de Cruz cóptica: esta cruz simboliza a Igreja Cóptica, a maior Igreja Católica da Etiópia. Uma derivação da cruz egípcia ankh, tanto a linha vertical como a horizontal da cruz cóptica são do mesmo tamanho e no final de cada linha existem 3 pontos que representam a divina trindade. Em conjunto, os 12 pontos simbolizam os 12 apóstolos.

Embora sejam muitas vezes tatuadas sozinhas, as cruzes também estão intimamente ligadas a outros elementos que em muitas vezes complementam a tatuagem de uma cruz. Os locais do corpo mais populares para tatuar uma cruz são o pulso, a nuca, zona lombar, ombros e pés ou tornozelos. Enquanto os homens preferem cruzes vistosas e de grandes dimensões, as mulheres são mais admiradoras das cruzes pequenas e delicadas.

Galeria de fotos de tatuagens de cruz

Se você tem Tatuagens de cruz, comente abaixo.

Um comentário

  1. vanessa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *