Verão 2015: Dez dicas para voltar à forma até o Carnaval

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Meninas, boa noite!!

Confira aqui no Beleza de Mulher, que com pequenas mudanças no seu cardápio, até o Carnaval você pode perder de forma saudável os quilinhos que ganhou durante as festas de fim de ano.

Então vamos as dicas:

  1. PLANEJE-SE – Comece reorganizando sua rotina alimentar: pense no que vai escolher para cada refeição da semana, faça as compras de acordo com o que pretende e lembre-se de ter opções de lanches saudáveis para os intervalos. É nessa hora do planejamento que você vai retirar todos os excessos, diz a endocrinologista Denise Franco.
  2.  BEBA MUITA ÁGUA – As pessoas em geral já ingerem pouca água normalmente, o que piora quando chega o período de festas. Mas incluir água na dieta acelera a perda dos quilinhos extras, garante a nutricionista Jaqueline Müller. Devem ser, no mínimo, três garrafinhas de água com 500 ml cada. “A água vai ajudar no equilíbrio hídrico, melhorando a capacidade metabólica do organismo”.
  3. ATENÇÃO AOS OUTROS LÍQUIDOS – Muitas das calorias extras são ingeridas quase imperceptivelmente nas bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos açucarados, especialmente na época de festas e de muito calor. Para perder peso, o ideal é passar sem refrigerantes ou bebidas alcóolicas. Se for tomar um suco de fruta natural, prefira os menos calóricos, como de maracujá, abacaxi, melancia e limão (sem adicionar açúcar, é claro), recomenda a endocrinologista Denise Franco. “Até alguns sucos naturais, embora nutricionalmente melhores que outras bebibas, podem ser desaconselháveis para quem quer emagrecer”.
  4. ACELERE SEU METABOLISMO – Alguns alimentos podem ser introduzidos na alimentação diariamente para melhorar o metabolismo e, assim, aumentar a eficiência no esforço de perda de peso. A lista da nutricionista Jaqueline inclui gengibre, que pode ser ralado no tempero de frango e peixe ou acrescentado em lascas nos sucos; pimenta dedo-de-moça, também usada no tempero de carnes; canela em pó, fácil de comer junto com as frutas; e açafrão da terra, que pode ser ingerido com as carnes, saladas, no arroz e no feijão.
  5. DEIXE A SOBREMESA DE LADO – Sim, é possível emagrecer sem grandes privações, mas também não existe milagre. Cortar de vez o docinho após as refeições ajuda – e muito. Uma fatia de brigadeirão, por exemplo, corresponde a 195 calorias, explica a nutricionista Jaqueline. “Multiplicando por sete dias, ingerem-se 1.395 calorias em uma semana. São quase 6.000 calorias por mês. Tirando apenas essa sobremesa pode-se eliminar até um quilo por mês”.
  6. SALADAS, SALADAS E MAIS SALADAS – Aproveite o calor para comer bastante salada, tanto no almoço quanto no jantar. Mas cuidado com os molhos. “Às vezes os molhos são mais calóricos que um prato refogado”, alerta a endocrinologista Denise Franco.
  7. ESCOLHA O CARBOIDRATO CERTO – Carboidratos são indispensáveis em uma dieta equilibrada, mas você pode trocar os de absorção mais rápida (macarrão, biscoitos e pães não-integrais, arroz branco e batata) pelos de absorção lenta (massas e pães integrais, lentilha e grão de bico). Os de absorção lenta são ricos em fibras e, portanto, são digeridos devagar, deixando você com energia por mais tempo e com a sensação de saciedade.
  8. NADA DE JEJUM – Quem quer emagrecer deve comer de três em três horas. “Dessa forma, o organismo entende que não precisa estocar em gordura o que é ingerido, algo que aconteceria após um longo periodo em jejum”, explica a nutricionista Jaqueline Müller. Mas nada de beliscar salgadinhos, frituras, doces ou outros itens calóricos e pouco nutritivos. Frutas são ótimas opções para os lanches entre as grandes refeições.
  9. REFORCE O CAFÉ DA MANHÃ – Neste ponto, a sabedoria popular está certíssima: o café da manhã é a refeição mais importante do dia. “O longo período em descanso (sono noturno) requer a reposição de nutrientes. E o que ingerimos nesse momento tem relação direta com a saciedade durante as refeiçoes seguintes, ou seja, um bom café da manhã pode sinalizar ao corpo para ingerir menos quantidade de comida no decorrer do dia”, afirma a nutricionista Jaqueline Müller.
  10. FAÇA EXERCÍCIOS – Além de reduzir o consumo de calorias, é essencial aumentar a queima delas para conseguir perder peso, afirma a endocrinologista Denise Franco. E isso se dá com atividade física. Mesmo quem está de férias e longe da academia pode aproveitar para correr na praia, nadar na piscina ou pedalar. Escolha a atividade que mais lhe dá prazer! O importante é não ficar o tempo todo de pernas para o ar.

Então mulherada bora começar!!!

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